A Usabilidade é a chave para o sucesso

Alexandre Carrer • 17 de fevereiro de 2025
Algumas pessoas estão sentadas à mesa usando um laptop.

Imagine a seguinte situação - você esqueceu seu telefone em casa! E agora o que eu faço? Como vou viver um dia sem meu smartphone? 

Tenho certeza que, mesmo que faça você se atrasar para seu compromisso, você volta para pegá-lo. Na nossa realidade atual é inimaginável você ir a qualquer lugar sem seu Smartphone, quer seja nos momentos de lazer e descontração, quer seja no trabalho. Mas você não faz isso pelo seu telefone em si, mas sim pelos aplicativos que estão instalados nele. São desde um simples joguinho para diversão, até acessar sua conta bancária e fazer pagamentos. Isso sem falar na mobilidade: ninguém mais consulta um endereço no seu guia de ruas, utilizamos o Waze. Ninguém mais chama um táxi, apenas pede um Uber. Mas isso não me surpreendente, porque no mundo moderno, não ter um smartphone pessoal é como não ter mãos. 

Agora levante a mão quem já teve algum problema ao utilizar algum aplicativo no celular! Quem nunca instalou um app e 5 minutos depois já desinstalou o app por que ele não funcionou, apresentou algum problema ou é difícil de usar? Calma, calma! Um de cada vez! 

Pesquisas realizadas por diversas instituições de renome em todo o mundo relatam que, problemas relacionados à usabilidade ou que afetam a experiência do usuário são a principal causa do aumento das taxas de churn em aplicativos e produtos digitais. 

Mas o que é, de fato, a usabilidade? 

Para Jakob Nielsen, usabilidade é um atributo de qualidade que avalia a facilidade de uso de uma interface e também se refere a métodos para melhorar a usabilidade durante o design. 

Usabilidade e UX são a mesma coisa? 

Ainda segundo Nielsen, a experiência do usuário (UX) é um conceito que engloba todos os aspectos da interação entre os usuários e uma empresa, seja no ambiente online ou físico e é definida como: 

  • A contemplação das necessidades dos usuários sem confusão ou incômodos 
  • A simplicidade e a elegância que resultam em produtos que são uma alegria de possuir e usar 

Nielsen é considerado um dos criadores da engenharia de usabilidade, uma disciplina que visa tornar os sistemas mais fáceis, eficientes e agradáveis de serem utilizados. 


Amamos nossos dispositivos 

Hoje, a dependência dos smartphones só aumenta. Pesquisas mostram que muitos continuam a usar telefones pessoais mesmo quando é impróprio, por exemplo: durante o trabalho, reuniões importantes, etc. Em 2020, pesquisa Global Digital Overview 2020, feita pelo site We Are Social em parceria com o Hootsuite publicou que brasileiro ocupa o terceiro lugar no ranking de populações que passam mais tempo redes sociais, com uma média diária de 3 horas e 31 minutos (https://www.agenciavisia.com.br/news/brasileiro-fica-3-horas-e-31-minutos-por-dia-nas-redes-sociais/). Todos entendemos que em quatro anos a situação só piorou. 

Então, por que as pessoas acham difícil ficar sem o telefone por pelo menos um dia e, para algumas, até uma hora? O motivo, claro, não está no dispositivo em si, mas nos aplicativos nele instalados. Afinal, sem software é só um lindo “tijolo”.! Ideias de sucesso, ampla funcionalidade e design atraente chamam nossa atenção e consomem uma quantidade significativa de tempo. Alguns aplicativos são projetados para trabalho e negócios, enquanto outros são para entretenimento. A popularidade e a demanda por ambos continuam a crescer de forma constante. 

Para chamar a atenção dos usuários hoje, os aplicativos devem ser de alta qualidade e oferecer algo novo. O design também desempenha um papel importante – não pode ser ignorado. Após a instalação, a primeira coisa com que o usuário tem contato é a interface. A continuação do uso do novo software depende em grande parte de quão conveniente e atraente ela é. Muitas vezes, os usuários excluem imediatamente um novo aplicativo de seu smartphone. 

A interface é a cara do produto, cuja organização e consideração determinam a eficácia do trabalho com a aplicação. Portanto, é muito importante testar a interface do usuário para determinar se ela é utilizável e atende aos requisitos. 

É importante captar a atenção do usuário desde os primeiros minutos de contato com o produto, garantindo uma experiência positiva. No entanto, esta tarefa está repleta de dificuldades ocultas: 


Interface sem preconceito 

Ao criar um produto, você inevitavelmente se sente responsável por ele e se esforça para refletir seus interesses e preferências pessoais. Como seria conveniente para você? No entanto, é exatamente isso que pode colocar tudo a perder. É importante que você seja capaz de abstrair suas preferências e focar na criação de uma experiência de usuário memorável. Pense de forma mais ampla - seu produto não se destina a você, mas a milhares ou até milhões de pessoas diferentes, portanto, você não deve confiar apenas na sua experiência. 


Muito legal e desconfortável 

A beleza não salvará um aplicativo se seu uso causar transtornos. A usabilidade é um fator chave para o sucesso do software. Verificações adicionais de usabilidade não devem ser ignoradas. É importante realizar uma avaliação da usabilidade com uma equipe especializada: análise do público-alvo, dos concorrentes, identificar as principais preferências dos usuários e não deixar de testar o produto antes de lançá-lo. 


O excesso de criatividade pode atrapalhar 

Opções complexas de design de interface podem confundir os usuários. Por exemplo, ao mencionar uma loja online, a maioria apresentará imediatamente catálogo de produtos, descrição, preços e carrinho. Se sua loja parecer muito incomum, os usuários podem não entender como interagir com ela. Portanto, antes de você se desviar muito dos padrões geralmente aceitos, faça uma análise de seu público-alvo, analise as propostas de mudança e se essas serão bem aceitas pelo seu público alvo. Nesse ponto podemos utilizar outra técnica de validação, o teste A/B. 


Alta produtividade 

Algumas pessoas acreditam que a produtividade do sistema não está relacionada à usabilidade, mas isso é um equívoco. Erros frequentes e operação lenta de um aplicativo ou site criam uma experiência negativa para os usuários, o que leva a outras consequências desagradáveis. A estética é importante, mas não a principal prioridade de um produto de software. 

 

Em Resumo, é impossível fornecer uma experiência de usuário 100% perfeita, mas é algo que sempre devemos perseguir. 

Uma experiência do usuário de alta qualidade afeta diretamente o quão eficaz, confortável e agradável o usuário interage com o produto. Uma interface bem pensada, criativa e funcional - todos esses pontos determinam se o usuário vai ficar com o produto e utilizá-lo ou ir para os concorrentes. 

Criar uma experiência de usuário perfeita é um processo que requer atenção aos detalhes, compreensão do público-alvo e testes constantes. Ignorar esses fatores pode arruinar até as ideias mais brilhantes. O desenvolvimento é um processo criativo, mas é importante lembrar que um produto de sucesso é criado para milhões de usuários cujas necessidades e expectativas devem ser baseadas. Eles são a chave para o sucesso. 

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